recicláveis

Após uma semana do início da coleta seletiva, avaliação do novo modelo é positiva

Após uma semana do início da coleta seletiva, avaliação do novo modelo é positiva

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Após uma semana do início da coleta seletiva em Santa Maria, a avaliação do novo modelo é positiva. Neste período, o papelão foi o material mais coletado. O serviço está sendo feito em dois formatos. O porta a porta é destinado para 12 bairros, com recolhimento pela manhã e pela noite. Já o ponto a ponto é para condomínios e estabelecimentos comerciais, localizados em qualquer área da cidade, com coleta em horário agendado.

- Iniciando a semana tivemos uma participação bem boa na Tancredo Neves, então, segunda-feira pela manhã excedeu nossas expectativas. No resto da semana foi como esperávamos, ainda tem muito para a população ficar sabendo. Agora, que começamos as campanhas, a Asmar já está distribuindo os panfletos nas rotas para o pessoal conhecer (o serviço), cremos que com o tempo e a recorrência que a coleta for passando no mesmo horário, o pessoal vai começar a ter o costume de deixar o resíduo - explica o engenheiro civil Ivan Nazaroff, superintendente de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto.

A coleta seletiva foi viabilizada por meio de um contrato, de R$ 70 mil mensais, entre a prefeitura e a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). Na prática, o Executivo está custeando o trabalho feito pela Asmar (coleta e triagem) e fiscalizando o serviço.

Porta a porta

Nesta primeira semana, a coleta seletiva noturna nos bairros ainda está em fase de testes para definição de um horário fixo. A partir da próxima semana, a prefeitura deve divulgar essa informação. Pela manhã, a coleta seletiva começa às 6h30min.

- Não divulgamos horários da coleta noturna porque estávamos fazendo alguns testes. Nessa semana, vamos fazer mais alguns testes e creio que na semana que vem já teremos um horário fixo para todos os dias da coleta. Pela manhã, iniciando às 6h30min, pela noite, por ora, estamos começando às 18h30min, mas é um horário que ainda estamos ajustando.

Bairros

  • Convencional + seletiva (12 bairros)

Dentre os 42 bairros existentes em Santa Maria, 12 são atendidos nesta fase de implementação da coleta seletiva. Nestes locais, cada morador tem a responsabilidade de separar corretamente os resíduos, colocando-os nas lixeiras em frente às suas casas. A Asmar vai passar semanalmente recolhendo os recicláveis. Os rejeitos e os orgânicos dos bairros seguem sendo coletados pela Sustentare, empresa que realiza o encaminhamento do lixo para o aterro sanitário.

Cronograma

  • Tancredo Neves – segunda-feira e quarta-feira – coleta de dia
  • Camobi – terça-feira, quinta-feira e sábado – coleta de dia
  • Pinheiro Machado – quarta-feira e sexta-feira – coleta de dia
  • Nossa Sra. Medianeira – segunda-feira – coleta noturna
  • Nossa Sra. de Lourdes – terça-feira – coleta noturna
  • Nonoai – quarta-feira – coleta noturna
  • Noal – quarta-feira – coleta noturna
  • Nossa Sra. das Dores – quinta-feira – coleta noturna
  • Patronato – sexta-feira – coleta noturna
  • Duque de Caxias – sexta-feira – coleta noturna
  • Menino Jesus – sábado – coleta noturna
  • Nossa Sra. do Rosário – sábado – coleta noturna
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Ponto a ponto

De acordo com Ivan Nazaroff, até o momento, três condomínios residenciais entraram em contato para fazer agendamento da coleta seletiva e já estão na rota da Asmar. Nesta semana, também há a possibilidade de inclusão de uma grande parte deste público neste novo modelo:

- O ponto a ponto nos surpreendeu, tivemos bastante procura por condomínios. Essa semana estamos alinhando com a Asmar para deixar essa coleta mais redonda. Terça-feira de manhã também temos uma reunião porque uma empresa de síndicos profissionais quer inserir 80 condomínios no nosso sistema. Então, estamos animados que está tendo procura.

Centro

  • Conteinerizada + seletiva (para públicos específicos)

Na área central, os 600 contêineres brancos vão seguir sendo utilizados para todo tipo de resíduo, sob responsabilidade da empresa Cone Sul. A mudança é que, agora, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais do Centro e/ou qualquer região do município podem realizar agendamento para a coleta dos recicláveis também pela Asmar.

  • Agendamentos para condomínios e comércio devem ser feitos online pelo Canal Linha Verde da prefeitura ou com a Asmar pelo telefone (55) 98111-0146 ou email [email protected]
  • Quem não se enquadrar nesse público, mas tem interesse em fazer o descarte correto dos recicláveis pode entrar em contato diretamente com a Asmar

Linha verde

Concomitante ao início da coleta seletiva, a prefeitura também fez uma atualização da plataforma online Descarte Legal, que passou a incorporar todos os serviços de descarte e recolhimento de resíduos em Santa Maria.

A partir desta plataforma, foi disponibilizado o Linha verde, um canal direto entre o Executivo e a comunidade para solicitação de informações, envio de denúncias e agendamento da coleta seletiva.

- O linha verde é (destinado) qualquer assunto, qualquer demanda referente a resíduos. Antes, as informações não eram centralizadas. Agora, com o Linha Verde, todas as demandas vêm direto para o setor e respondemos diariamente. Se encaminhada em dia de semana em horário comercial, em menos de duas horas, entramos em contato, analisamos o caso e providenciamos uma solução - relata Nazaroff.

De acordo com o superintendente, por dia, o canal Linha verde está recebendo, em média, de 10 a 12 requisições. Dentre os pedidos, os mais frequentes são relacionados ao descarte de bens inservíveis; perguntas e dúvidas sobre a coleta seletiva; e agendamento de condomínios para o recolhimento dos recicláveis.

Campanha de educação ambiental

Além da distribuição dos panfletos informativos pela Asmar, também estão sendo organizadas, em parceria com a Secretaria de Educação, ações de educação ambiental nas escolas municipais.

- Tivemos mais uma reunião de alinhamento com a Secretaria da Educação. As escolas da região do porta a porta já começaram a campanha digital e estamos acertando alguns detalhes para fazer ações mais específicas (posteriormente) - relata Nazaroff.

S.O.S. Contêiner

Nesta semana, também foi lançado o S.O.S. Contêiner, um contato específico para denúncia de irregularidades e solicitação de limpeza/manutenção dos contêineres localizados na região central de Santa Maria. Para enviar algum pedido, basta entrar em contato pelo Whatsapp por meio do número (55) 9 9112-2826.

Coleta seletiva

Como separar?

  • Colocar na residência, no mínimo, três lixeiras para cada tipo de resíduo (orgânico, reciclável e rejeito)
  • Após o uso e antes do descarte, higienizar todos os materiais, retirando restos de alimentos e líquidos para evitar que contaminem os demais itens (sem a limpeza, a reciclagem pode ser inviabilizada)
  • Conferir o cronograma de coleta na plataforma Descarte Legal da prefeitura, depositando nos locais adequados os resíduos para o caminhão da Asmar recolher

O que pode ser enviado para a coleta seletiva

  • Plásticos: sacos/sacolas em geral, embalagens pet (de refrigerante, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza
  • Vidro: garrafas, frascos, potes e embalagens de remédios vazias devem ser colocados em recipientes separados, o indicado para o descarte é condicioná-los em embalagens de material firme, que podem ser caixas de papelão, por exemplo; vidros quebrados e outros materiais cortantes podem ser enrolados em material firme (caixa ou papel), bem como dentro de garrafas pet, para evitar acidentes. 
  • Metal, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante e de cerveja, ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex, tubos de desodorante e enlatados
  • Papel e papelão: jornal, revistas, folhas de papel, cartões, cartolinas, documentos, impressos em geral, caixas de remédio e de café
  • Eletrônicos: CPU’s, estabilizadores, nobreaks, placas eletrônicas em geral, celulares, tablets, notebooks, fios e impressoras
  • Sucatas: de ferro, cobre, arame e bens inservíveis de linha branca, como máquinas de lavar, de secar e de lavar louça, geladeira, freezers e fogão
  • Embalagens de Tetra Pak: embalagens de suco e leite
  • Óleo de cozinha: acondicionado em garrafas pet, bem fechadas

O que não pode ser enviado para a coleta seletiva

  • Resíduos orgânicos
  • Rejeitos
  • Plásticos dos seguintes tipos: copos descartáveis, embalagens PET coloridas, metalizados (embalagens que são coloridas por fora e metalizadas por dentro, como de salgadinhos e biscoitos), adesivos, esponjas de louça
  • Papéis: adesivos, papéis e guardanapos engordurados, fotografias, etiquetas
  • Porcelana e cerâmica
  • Isopor
  • Móveis
  • Lâmpadas fluorescentes e de led
  • Pilhas e baterias
  • Pneus
  • Materiais de construção civil

*Alguns materiais que não se enquadram na coleta seletiva podem ser descartados em pontos específicos (confira aqui os locais que recebem)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Alegre e sempre pronto para ajudar", contam familiares de Rafael, morto em acidente na ERS-348

Revitalização da Praça Saldanha Marinho em Santa Maria ainda não tem previsão para ser retomada Próximo

Revitalização da Praça Saldanha Marinho em Santa Maria ainda não tem previsão para ser retomada

Geral